09 June 2006

Mataram Bandinni, o meu Arturo.
Estréia hoje o filme do meu livro favorito em todo mundo: Pergunte ao Pó, do meu amado e idolatrado Fante. E assassinaram a história, aquele não é meu Bandinni. Aquele nem chega perto de Bandinni, não tem a força, não tem a graça, nem a desgraça estampada no rosto. As roupas! Limpas, novas. Bandinni usava roupas velhas, não ganhava muito dinheiro escrevendo, quase nem se sustentava! Suas roupas tinham o pó do deserto impregnado na trama do tecido.
Irei assistir o filme, mas não me peçam para reconhecer Badinni...

1 comment:

Anonymous said...

Cogitavam a produção de Ask The Dust há a um bom tempo... infelizmente Fante não estava vivo para assumir o roteiro, já que também trabalhou no ramo cinematográfico. Talvez porque seu talento só fora realmente valorizado após Bukowski o ter descoberto.

Mas recriar Arturo Bandini no cinema com toda certeza não seria tarefa fácil, aliás, não é a primeira tentativa, ainda tivemos o “Wait Until Spring, Bandini”, de 1989, cujo papel principal ficou mais a cargo do pai de Arturo do que ao próprio.

Não que eu possa dizer muita coisa sem ter visto ao filme, mas Colin Farrell com toda certeza não é Bandini... a verdade é que algumas coisas deviam continuar no papel, seria necessário um exorbitante talento para reencarnar tão carismática personagem. Não duvido que possa haver atores competentes o suficiente para tal, mas nunca será a mesma coisa, a narrativa de Fante é muito bem construída, fazemos uma viagem pelo subconsciente do Arturo. Se “The Road to Los Angeles” fosse filmado, não acho que o público veria mais do que um sujeito arrogante e perturbado seguindo pessoas aleatórias pela rua e matando caranguejos, é necessário estar dentro de um campo lírico para que seja possível compreendê-lo melhor.